Está aberto processo seletivo de bolsistas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - PRONATEC/NOVOS CAMINHOS, para contratação de professor, curso técnico em agropecuária, com atuação o município de Riachinho/MG, na E. E. Núcleo Colonial Vale do Urucuia. Esta escola é administrada pela Fundação Caio Martins - FUCAM.
RESULTADO FINAL DO EDITAL PRONATEC Nº 01/2022 – PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS – SRE UNAÍ
SRE Unaí divulga resultado final do processo seletivo de bolsistas da SRE Unaí, Edital Pronatec nº 01/2022, para o cargo de Professor e Supervisor com atuação na EE Núcleo Colonial do Vale do Urucuia.
Inspetores escolares convocados na rodada online devem comparecer na Superintendência Regional de Ensino às 07:30 do dia 04/02/2022 para conferência de documentação e, caso a documentação esteja correta, entrar em exercício no mesmo dia.
Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para realizar a matrícula na rede pública de ensino de Minas Gerais, mas ainda tem o interesse em garantir uma vaga no ano letivo de 2022, podem aproveitar uma nova chance: entre os dias 1 e 23 de fevereiro, está aberto o processo para o preenchimento das vagas remanescentes da rede pública de ensino.
O interessado maior de 18 anos ou o responsável pelo aluno menor de idade deve acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno que o aluno pretende estudar. O sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua zona de interesse.
Optando por uma escola, o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente na instituição escolhida, com a apresentação da documentação necessária. Caso o candidato não confirme a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada a outro candidato.
ATENÇÃO: Resultado preliminar referente ao EDITAL PRONATEC Nº 01/2022 – PROCESSO SELETIVO DE BOLSISTAS – SRE UNAÍ
SRE Unaí divulga resultado preliminar do processo seletivo de bolsistas da SRE Unaí, Edital Pronatec nº 01/2022, para o cargo de Professor e Supervisor com atuação na EE Núcleo Colonial do Vale do Urucuia.
Interessados em participar do processo seletivo de bolsistas da SRE Unaí, Edital Pronatec nº 01/2022, para o cargo de Professor, vão ter mais tempo para realizar suas inscrições. A Coordenação Geral do Pronatec da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais prorrogou o período de inscrições que terminaria no dia 24 de de janeiro, ampliando para o dia 28 de janeiro de 2022.
As inscrições para o processo seletivo são gratuitas e devem ser realizadas por meio de formulário eletrônico disponível no edital publicado no site da SRE Unaí no endereço https://sreunai.educacao.mg.gov.br/
Está aberto processo seletivo de bolsistas do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC/Novos Caminhos, para contratação de professor e supervisor com atuação no município de Riachinho/MG. Os selecionados trabalharão na E. E. Núcleo Colonial Vale do Urucuia, administrada pela Fundação Caio Martins - FUCAM.
As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais ganharão um importante reforço no trabalho de desenvolvimento educacional dos estudantes e no processo de mediação e melhoria das relações com a comunidade escolar. Pela primeira vez, a rede de ensino mineira contará com psicólogos e assistentes sociais para atuarem junto às escolas estaduais. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início ao processo de contratação desses profissionais, com a publicação do edital com as normas para a seleção no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (20/1). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 28 de janeiro. O cadastro deverá ser realizado, exclusivamente pela internet, através do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no endereço: www.pss.educacao.mg.gov.br.
Ao todo, serão contratados 460 profissionais que irão atuar em núcleos espalhados por todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.
O Processo Seletivo Simplificado será composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa contará com duas fases: análise do requisito de contratação e análise das informações curriculares. Já a segunda etapa será de entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. A contratação decorrente do PSS terá duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Já estão disponíveis para consulta, as listagens de classificação definitiva dos inscritos nos processos de contratação temporária para atuação no quadro administrativo e de convocação de candidatos ao exercício de funções do quadro do magistério nas escolas da rede pública estadual de ensino e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
As listas estão disponíveis nos sites onde os candidatos se inscreveram: CONTRATAÇÃO ou CONVOCAÇÃO. Para realizar a consulta é necessário selecionar o ano de 2022 e, logo depois, fazer a busca por modalidade, cargo e município.
Essas listagens com as classificações dos candidatos serão utilizadas nas contratações temporárias e nas convocações para o ano de 2022, nas regionais e nas escolas estaduais. O cronograma com as próximas etapas do processo será divulgado posteriormente.
Em razão dos transtornos provocados pelas fortes chuvas em várias regiões de Minas Gerais nas últimas semanas, deixando vários municípios em situação de emergência, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá prorrogar o período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2022. O período que se encerraria no dia 14 de janeiro foi prorrogado até 21 de janeiro. Ou seja, pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos ganharam mais uma semana para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula.
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para a efetivação da matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação: Documento de Identidade ou, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno; CPF do aluno; Comprovante de residência; Histórico Escolar ou Declaração de Transferência; Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente); Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio (para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante). Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF de um dos pais/responsáveis. Deve-se apresentar originais e cópias de todos os documentos.
Com a prorrogação do período de matrícula, o prazo para inscrição nas vagas remanescentes também será alterado. O candidato que não fez o cadastro no SUCEM dentro do prazo estabelecido deverá aguardar o período de vagas remanescentes, previsto para acontecer de 01 a 23 de fevereiro.
Os profissionais da educação que se inscreveram nos processos de contratação e convocação temporária da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já podem consultar as listas de classificação preliminares dos processos. As listagens estão disponíveis nos sites onde os candidatos se inscreveram: CONTRATAÇÃO ou CONVOCAÇÃO.
É importante que os candidatos confiram na classificação preliminar os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade e, caso seja necessário, poderão corrigir ou alterar os dados. De acordo com o cronograma, as alterações poderão ser feitas das 15h desta sexta-feira (7/1) até às 15h da próxima segunda-feira (10/1).
A divulgação da classificação definitiva dos candidatos inscritos nos processos de contratação temporária para atuação no quadro administrativo e de convocação de candidatos ao exercício de funções do quadro do magistério deve ser divulgada no dia 18 de janeiro, a partir das 17h.
A partir de hoje (segunda-feira, 03/01/2022), os servidores do quadro de magistério da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), inscritos no processo de movimentação, poderão fazer a escolha de vagas na modalidade “Mudança de Lotação”. O prazo vai até a quinta-feira (06/01). Para as modalidades “Remoção Regional” e “Remoção Estadual”, a escolha vai de 11/01 a 13/01. O processo será feito no site www.movimentacao.educacao.mg.gov.br.
No caso da modalidade “Mudança de Lotação”, o prazo será aberto para a escolha de vagas a partir das 18h de 03 de janeiro e encerrado às 12h do dia 06 do mesmo mês. A divulgação da listagem de classificação, após a escolha das vagas, será feita a partir das 18h do dia 09 de janeiro. A assinatura do termo de aceite também terá início às 18h de 09/01 e terminará às 12h do dia 11/01.
As outras modalidades ocorrerão simultaneamente. Começando a partir das 18h de 11 de janeiro até às 12h do dia 13/01. A listagem de classificação após escolha será divulgada a partir das 18h de 16 de janeiro. A assinatura do termo de aceite também começa na mesma data e horário, com encerramento às 12h do dia 18/01.
A publicação dos atos de “Mudança de Lotação” será no dia 15/01 e da “Remoção por Permuta” e “Remoção Regional e Estadual” em 20 de janeiro.
Clique AQUI para acessar o cronograma completo de movimentação de pessoal divulgado pela SEE/MG.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou o período de inscrições para os processos de convocação e contratação temporárias. O prazo que terminaria às 12h desta segunda-feira (27/12), foi prorrogado até às 18h de terça-feira (28/12).
Conforme a resolução SEE/MG 4.673/2021, a validade do processo de cadastro de reserva para o magistério será de um ano, podendo ser prorrogada. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Importante que os interessados verifiquem se existe, no município, a função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se candidatar.
Começou nesta última sexta-feira (17/12) e vai até às 12h do dia 27 de dezembro, as inscrições para o processo de contratação temporária na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A formação do banco de profissionais é para o magistério e área administrativa. O cadastro é on-line, gratuito, e deve ser feito no site www.contratacao.educacao.mg.gov.br, para as vagas nas áreas administrativas e em www.convocacao.educacao.mg.gov.br, para os cargos de magistério (incluindo educação profissional). Clique aqui e consute o cronograma com as etapas do processo.
Conforme a resolução SEE/MG 4.673/2021, a validade do processo de cadastro de reserva para o magistério será de um ano, podendo ser prorrogada. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Importante que os interessados verifiquem se existe, no município, a função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se candidatar.
O candidato poderá realizar até seis inscrições distintas e de livre escolha, observando, no ato da convocação, as normas vigentes para o acúmulo de cargos e o quantitativo de inscrições por modalidade de ensino. São até três candidaturas para as modalidades do Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Novo Ensino Médio, Curso Normal em Nível Médio e Conservatórios Estaduais de Música. E outras três para o ensino profissional.
Clique aquie consulte as orientações para o processo. O processo de cadastro de reserva terá duas etapas. A primeira delas é a da inscrição, período em que os interessados poderão fazer alterações quantas vezes quiser. Nesses casos a listagem de classificação final levará em consideração a última alteração. Já na segunda etapa, o candidato deverá conferir na listagem de classificação preliminar, os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade/formação especializada, podendo alterá-los, se necessário, durante o período previsto em cronograma.
Quadro administrativo
Já para as funções administrativas, a resolução 4.682/2021 estabelece que o banco reserva de candidatos terá validade máxima de 24 meses. Os interessados podem se candidatar a até três cargos. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista de educação básica (AEB), assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo ou terapeuta ocupacional, para atendimento nas unidades da rede estadual de ensino de educação especial. Pode ainda se cadastrar para assistente técnico de educação básica (ATB) e auxiliar de serviços de educação básica (ASB). Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, no município, da função para a qual pretenda se inscrever.
Documentos
Para realizar o cadastro, o candidato deverá ter em mãos para conferência e certificação os seguintes documentos: CPF; Comprovante de habilitação/escolaridade/formação especializada/exigências constantes do Anexo I da Resolução SEE nº 4.682/2021; Certidão de Contagem de Tempo.
Para conferir o passo a passo para candidatura às vagas de magistério, basta clicar neste link. Para saber o caminho para candidatura a uma das vagas administrativas, o passo a passo pode seracessado aqui.
Já está disponível para consulta o resultado do Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) para as escolas da rede pública em Minas. Para garantir a vaga, os pais e/ou responsáveis, ou estudantes com 18 anos ou mais devem comparecer à escola para a qual foram encaminhados e apresentar a documentação necessária. A consulta de qual a escola que o estudante foi encaminhado deve ser feita no site https://cadastroescolar.educacao.mg.gov.br/.
A matrícula dos alunos será de forma presencial nas escolas, no período de 20 de dezembro a 14 de janeiro, de acordo com o encaminhamento realizado pelo SUCEM. A distribuição dos alunos inscritos no SUCEM foi realizada de acordo com a disponibilidade de vagas por turno, o espaço físico de cada escola, o tipo de atendimento prestado e o nível de ensino ofertado, sempre respeitando os critérios de alocação e desempate.
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia; - CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade; - Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade; - Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola; - Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou - Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Vagas remanescentes
O candidato que não fez a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes, no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2022.