A Superintendência Regional de Ensino, através de sua Diretoria Educacional e Equipe de Implementação do Currículo, realizou no dia 17 de dezembro de 2019 o I Encontro Formativo do Currículo de Minas Gerais com objetivo de formar os Multiplicadores locais dos municípios jurisdicionados para iniciarem as ações de implementação do Currículo no início do ano letivo de 2020.
Foram realizadas oficinas práticas referentes ao Currículo de Minas Gerais, ao planejamento dos componentes curriculares, das 10 competências da BNCC e uma oficina específica de Educação Infantil.
Participaram da formação dois representantes da rede municipal e dois representantes da rede estadual de cada município. Esses representantes serão os responsáveis em realizar o repasse dos estudos do Encontro Formativo para os multiplicadores escolares de seus municípios. Agradecemos a participação e envolvimento de todos e desejamos um ótimo trabalho ao longo do ano de 2020.
As fotos do evento podem ser acessadas aqui: FACEBOOK
Fonte: Andréia Maria Rodrigues – Técnico de Educação
Articuladora Regional Currículo de Minas – SRE/Unaí.
A idealização para a realização desta atividade surgiu da necessidade de desenvolver junto aos jovens do nono ano Vinícius de Morais ações além dos muros da escola, que propiciassem uma reflexão sobre a importância da vivência do protagonismo juvenil e da participação cidadã, com o intuito de mobilizar e conscientizar a população em geral no tocante a assuntos de interesse público-social. Aliados a esses aspectos e em consonância ao componente curricular Língua Portuguesa e às proposições da BNCC, foi proposto o estudo da variedade padrão da língua, escrita e falada, bem como a produção de gêneros da esfera jornalística, dentre eles, a reportagem.
Dentre os temas abordados nas reportagens, salienta-se a importância e a valorização da escola/educação e a perspectiva de realização pessoal e profissional no futuro; o respeito às diferenças; o atendimento público disponível pelo SUS; a prevenção contra a proliferação do Aedes Aegypti e os últimos dados estatísticos, visto que muitos municípios da região já decretaram estado de calamidade pública neste 1º semestre de 2019, devido ao grande número de casos confirmados de dengue; a poluição dos rios que abastecem as cidades da região e a importância da preservação das suas nascentes.
As atividades foram desenvolvidas por meio da exposição de assuntos relacionados aos temas abordados, exibição de vídeos e dados estatísticos da região, pesquisa de campo e em diferentes órgãos da cidade para coleta de informações, confecção de painéis e filipetos e sua distribuição - para conscientização de toda a comunidade no tocante aos assuntos abordados - gravação de telejornal para apresentação nas escolas da cidade, entre outras ações. Foram usados materiais diversos, como câmera de celular, caixas amplificadoras de som, microfones, notebook, aplicativos para edição de som e imagens e Datashow, entre outros.
Por meio das atividades desenvolvidas, percebe-se uma contribuição extremamente significativa para a formação cidadã de todos os envolvidos, pelo fato de se vivenciar com temas que carregam um forte aprendizado no tocante à vivência dos valores humanos, conteúdo este que sobrepõe ao estudo de disciplinas escolares.
Em suma, a realização dessas ações propiciou aprendizado e enriquecimento nos aspectos acadêmico e humano.
A Escola Estadual Múcio de Castro Alves, sediada na Penitenciária Agostinho de Oliveira Júnior em Unaí desenvolveu no segundo semestre de 2019 o Projeto Mandalas.
Os alunos João Victor Xavier Coelho, Manuela Araújo Bacelar e a professora Cristianne Burgo Moraes representaram a primeira turma de Agronegócio da Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira (Escola Agrícola de Unaí) participando da 6ª FECITEC da UFV Campus Florestal.
A Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira realiza projeto de iniciação cientifica em parceria com a Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí (FACTU).