Representantes de turma da E. E. Professor Benevides do município de Arinos realizaram várias ações durante  o ano de 2019.

 

 

Durante o ano de 2019 os representantes de turma da E. E. Professor Benevides do município de Arinos realizaram várias ações visando transformar não apenas o espaço da escola, mas também a comunidade no entorno. O Plano de Ação do Conselho de Representantes de Turma tinha por intuito oportunizar a ampliação das áreas de vivência e potencializar a aquisição de habilidades e competências em diferentes espaços.

  

 

Um das ações no Setembro Amarelo tinha por objetivo acolher melhor aos alunos

 

Foram realizadas várias ações, dentre as quais se destacaram: orientação e organização para emissão de documentos dos alunos; visita ao abrigo de idosos da cidade e Caminhada  do dia nacional do idoso; participação ativa nos Conselhos de Classe; Dia de campo sobre o cerrado; participação na FenaBaru (Festa Nacional do Baru);  Ações do Setembro Amarelo, dentre outras. 

 Alunos visitaram o abrigo de idosos da cidade e também participaram da Caminhada do Idoso realizada no município

 

Por meio de uma parceria com a Faculdade de Saúde de Unaí-MG, os alunos do ensino médio tiveram a oportunidade de assistir a uma palestra com o tema: perspectivas e carreiras. Já com a parceria com os alunos de agronomia do IFNMG organizaram a horta escolar.  Durante o setembro amarelo, os alunos organizaram o "Project never give up" e o "Projeto Bond contra a depressão". Foram realizadas palestras e ações de acolhimento. O que se via era muita emoção dentre os alunos. 

Projeto "Never Give Up" foi realizado durante o Setembro Amarelo, que busca prevenir o suicídio

 

O ponto alto das ações foi em agosto, onde os representantes de turma apresentaram para a equipe gestora da escola sugestões de ações para celebração do dia do estudante. A direção ofertou aos alunos um momento de confraternização, repleto de diversão e entusiasmo. Os alunos por sua vez organizaram uma arrecadação de alimentos não perecíveis que foi revertida à famílias carentes do bairro Crispim Santa, onde a escola se localiza. No total foram arrecadados 200 kgs de alimentos. 

 

Durante o ano os alunos organizaram campanhas de arrecadação de alimentos para doação

 

Para finalizar as ações, por meio da coordenação dos professores Janine Ornelas Valadares e Orione Mendes dos Santos, os alunos organizaram uma revitalização do pátio da escola, visando gerar benefícios ecológicos tanto dentro quanto fora do ambiente escolar. 

 

 

Como principal vantagem do Conselho de Representantes de Turma pode-se citar a descentralização da tomada de decisões e coordenação dos projetos, visto que todas as decisões eram tomadas pelos próprios alunos. Aos professores,  especialistas e direção, coube supervisionar as atividades e orientar os alunos para que as ações fossem realizáveis. A subdivisão de responsabilidades teve por objetivo tornar o ambiente escolar mais participativo e democrático. O desenvolvimento do projeto trouxe vários pontos positivos para escola, especialmente o cultivo do respeito ao próximo, a amizade, o companheirismo e solidariedade.  Segundo a própria escola, os alunos agora enxergam a escola como um espaço mais agradável e repleto de ações. 

 

 

Fonte: Alunos e direção da E. E. Professor Benevides

Texto: Ana Cláudia Guimarães Santos, SRE Unaí 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500