Acesse os extratos dos editais de chamada pública para contratação de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar no link abaixo:
https://drive.google.com/drive/folders/1yImf2eO0fhPZwce1CCa8HR4ZQlyx0ubt?usp=drive_link
MAPA DO SÍTIO ACESSIBILIDADE TRANSPARÊNCIA CONTRASTE:
Acesse os extratos dos editais de chamada pública para contratação de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar no link abaixo:
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Acesse os editais de chamada pública para contratação de gêneros alimentícios da agricultura familiar para alimentação escolar:
Compartilhar informações, conceitos e definições fundamentais relacionados ao processo de educar e formar cidadãos ambientalmente responsáveis é o objetivo do curso gratuito de Educação Ambiental: Princípios, Conceitos e Metodologias. Iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), a capacitação na metodologia de educação a distância recebe inscrições até sexta-feira (11/3), por meio deste deste link.
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Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e escolas privadas de todo o país.
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Inspetores escolares convocados na rodada online devem comparecer na Superintendência Regional de Ensino às 07:30 do dia 04/02/2022 para conferência de documentação e, caso a documentação esteja correta, entrar em exercício no mesmo dia.
Fonte: Diretoria de Pessoal
Pais, responsáveis e estudantes que perderam o prazo para realizar a matrícula na rede pública de ensino de Minas Gerais, mas ainda tem o interesse em garantir uma vaga no ano letivo de 2022, podem aproveitar uma nova chance: entre os dias 1 e 23 de fevereiro, está aberto o processo para o preenchimento das vagas remanescentes da rede pública de ensino.
O interessado maior de 18 anos ou o responsável pelo aluno menor de idade deve acessar o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br, preencher o formulário de inscrição e selecionar o tipo de ensino, nível, etapa e turno que o aluno pretende estudar. O sistema exibirá quais são as escolas que ainda possuem vagas dentro do zoneamento do candidato ou em sua zona de interesse.
Optando por uma escola, o candidato terá dois dias úteis para confirmar a matrícula presencialmente na instituição escolhida, com a apresentação da documentação necessária. Caso o candidato não confirme a matrícula dentro do prazo estabelecido, a vaga será disponibilizada a outro candidato.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais ganharão um importante reforço no trabalho de desenvolvimento educacional dos estudantes e no processo de mediação e melhoria das relações com a comunidade escolar. Pela primeira vez, a rede de ensino mineira contará com psicólogos e assistentes sociais para atuarem junto às escolas estaduais. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início ao processo de contratação desses profissionais, com a publicação do edital com as normas para a seleção no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (20/1). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 28 de janeiro. O cadastro deverá ser realizado, exclusivamente pela internet, através do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no endereço: www.pss.educacao.mg.gov.br.
Ao todo, serão contratados 460 profissionais que irão atuar em núcleos espalhados por todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.
O Processo Seletivo Simplificado será composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa contará com duas fases: análise do requisito de contratação e análise das informações curriculares. Já a segunda etapa será de entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. A contratação decorrente do PSS terá duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.
Acesse o edital e saiba mais sobre os núcleos em: https://www2.educacao.mg.gov.br/
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
Já estão disponíveis para consulta, as listagens de classificação definitiva dos inscritos nos processos de contratação temporária para atuação no quadro administrativo e de convocação de candidatos ao exercício de funções do quadro do magistério nas escolas da rede pública estadual de ensino e nas Superintendências Regionais de Ensino (SREs).
As listas estão disponíveis nos sites onde os candidatos se inscreveram: CONTRATAÇÃO ou CONVOCAÇÃO. Para realizar a consulta é necessário selecionar o ano de 2022 e, logo depois, fazer a busca por modalidade, cargo e município.
Essas listagens com as classificações dos candidatos serão utilizadas nas contratações temporárias e nas convocações para o ano de 2022, nas regionais e nas escolas estaduais. O cronograma com as próximas etapas do processo será divulgado posteriormente.
Em razão dos transtornos provocados pelas fortes chuvas em várias regiões de Minas Gerais nas últimas semanas, deixando vários municípios em situação de emergência, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá prorrogar o período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2022. O período que se encerraria no dia 14 de janeiro foi prorrogado até 21 de janeiro. Ou seja, pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos ganharam mais uma semana para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula.
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para a efetivação da matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação: Documento de Identidade ou, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno; CPF do aluno; Comprovante de residência; Histórico Escolar ou Declaração de Transferência; Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente); Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio (para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante). Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF de um dos pais/responsáveis. Deve-se apresentar originais e cópias de todos os documentos.
Com a prorrogação do período de matrícula, o prazo para inscrição nas vagas remanescentes também será alterado. O candidato que não fez o cadastro no SUCEM dentro do prazo estabelecido deverá aguardar o período de vagas remanescentes, previsto para acontecer de 01 a 23 de fevereiro.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
Os profissionais da educação que se inscreveram nos processos de contratação e convocação temporária da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) já podem consultar as listas de classificação preliminares dos processos. As listagens estão disponíveis nos sites onde os candidatos se inscreveram: CONTRATAÇÃO ou CONVOCAÇÃO.
É importante que os candidatos confiram na classificação preliminar os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade e, caso seja necessário, poderão corrigir ou alterar os dados. De acordo com o cronograma, as alterações poderão ser feitas das 15h desta sexta-feira (7/1) até às 15h da próxima segunda-feira (10/1).
A divulgação da classificação definitiva dos candidatos inscritos nos processos de contratação temporária para atuação no quadro administrativo e de convocação de candidatos ao exercício de funções do quadro do magistério deve ser divulgada no dia 18 de janeiro, a partir das 17h.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) prorrogou o período de inscrições para os processos de convocação e contratação temporárias. O prazo que terminaria às 12h desta segunda-feira (27/12), foi prorrogado até às 18h de terça-feira (28/12).
O cadastro é on-line e gratuito. Para cargos administrativos, o cadastro deve ser feito no site www.contratacao.educacao.mg.gov.br, e para cargos de magistério em www.convocacao.educacao.mg.gov.br.
Conforme a resolução SEE/MG 4.673/2021, a validade do processo de cadastro de reserva para o magistério será de um ano, podendo ser prorrogada. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Importante que os interessados verifiquem se existe, no município, a função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se candidatar.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
Começou nesta última sexta-feira (17/12) e vai até às 12h do dia 27 de dezembro, as inscrições para o processo de contratação temporária na Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). A formação do banco de profissionais é para o magistério e área administrativa. O cadastro é on-line, gratuito, e deve ser feito no site www.contratacao.educacao.mg.gov.br, para as vagas nas áreas administrativas e em www.convocacao.educacao.mg.gov.br, para os cargos de magistério (incluindo educação profissional). Clique aqui e consute o cronograma com as etapas do processo.
Conforme a resolução SEE/MG 4.673/2021, a validade do processo de cadastro de reserva para o magistério será de um ano, podendo ser prorrogada. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista educacional/inspetor escolar (ANE/IE), especialista em educação básica (EEB) e professor de educação básica (PEB). Importante que os interessados verifiquem se existe, no município, a função/componente curricular/área de conhecimento, modalidade de ensino e curso, para a qual pretende se candidatar.
O candidato poderá realizar até seis inscrições distintas e de livre escolha, observando, no ato da convocação, as normas vigentes para o acúmulo de cargos e o quantitativo de inscrições por modalidade de ensino. São até três candidaturas para as modalidades do Ensino Regular, Educação Especial, Educação Integral, Novo Ensino Médio, Curso Normal em Nível Médio e Conservatórios Estaduais de Música. E outras três para o ensino profissional.
Clique aqui e consulte as orientações para o processo. O processo de cadastro de reserva terá duas etapas. A primeira delas é a da inscrição, período em que os interessados poderão fazer alterações quantas vezes quiser. Nesses casos a listagem de classificação final levará em consideração a última alteração. Já na segunda etapa, o candidato deverá conferir na listagem de classificação preliminar, os dados pessoais, o tempo de serviço e a habilitação/escolaridade/formação especializada, podendo alterá-los, se necessário, durante o período previsto em cronograma.
Quadro administrativo
Já para as funções administrativas, a resolução 4.682/2021 estabelece que o banco reserva de candidatos terá validade máxima de 24 meses. Os interessados podem se candidatar a até três cargos. Os candidatos podem se inscrever para as funções de analista de educação básica (AEB), assistente social, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, psicólogo ou terapeuta ocupacional, para atendimento nas unidades da rede estadual de ensino de educação especial. Pode ainda se cadastrar para assistente técnico de educação básica (ATB) e auxiliar de serviços de educação básica (ASB). Antes de iniciar a inscrição, o candidato deverá certificar-se da existência, no município, da função para a qual pretenda se inscrever.
Documentos
Para realizar o cadastro, o candidato deverá ter em mãos para conferência e certificação os seguintes documentos: CPF; Comprovante de habilitação/escolaridade/formação especializada/exigências constantes do Anexo I da Resolução SEE nº 4.682/2021; Certidão de Contagem de Tempo.
Para conferir o passo a passo para candidatura às vagas de magistério, basta clicar neste link. Para saber o caminho para candidatura a uma das vagas administrativas, o passo a passo pode ser acessado aqui.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
Para a efetivação da matrícula, os pais/responsáveis ou o próprio aluno, quando maior de idade, deverão apresentar a seguinte documentação:
- Documento de Identidade ou, na sua ausência, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno, original e cópia;
- CPF do aluno, original e cópia, sendo obrigatória a apresentação se for maior de idade e facultava se menor de idade;
- Comprovante de residência, original e cópia, no nome de um dos pais/responsáveis ou do aluno, quando maior de idade;
- Histórico Escolar ou Declaração de Transferência, com indicação do ano de escolaridade que o aluno está habilitado a cursar em 2022, ficando o documento original na escola;
- Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio ou Parecer da Secretaria de Estado de Educação e publicação de Equivalência de Estudos, concluídos no exterior, ao Ensino Médio brasileiro, para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente; ou
- Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio, para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante.
Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF, originais e cópias, de um dos pais/responsáveis.
Vagas remanescentes
O candidato que não fez a inscrição no prazo estabelecido não será encaminhado para matrícula em escolas públicas, devendo submeter-se à inscrição para o processo de ocupação das vagas remanescentes, no período de 25 de janeiro a 23 de fevereiro de 2022.
O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foi divulgado pelo Inep. Os candidatos que escolheram retirar os certificados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) podem procurar as unidades certificadoras. O atendimento presencial está condicionado ao funcionamento da escola. Também é possível fazer a solicitação via e-mail.
Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e conta de energia. Também é exigido que o interessado apresente os resultados das provas, que devem ser impressos na Página do Participante do Encceja.
Em Unaí, a escola certificadora será o CESEC Júlio Martins, localizado na Rua Calixto Martins de Melo, nº 37. Clique aqui e acesse a listagem de todas as escolas que emitem o certificado.
Para a solicitação on-line é necessário o preenchimento de formulário de solicitação do certificado, disponível neste link.
Documentos necessários
Tanto para a solicitação presencial como para a on-line, o participante deverá apresentar os seguintes documentos (originais e correspondentes cópias. Se for via formulário, as cópias devem ser digitalizadas) para solicitar o certificado de conclusão ou a declaração de aprovação em área(s) de conhecimento: CPF; Carteira de identidade; Comprovante de endereço (Conta de energia elétrica ou conta de operadora de abastecimento de água/esgoto); Relatório impresso, retirado no site do Inep com as notas obtidas; Certificado de conclusão de componente(s) curricular(es) ou área(s) de conhecimento, concluído(s) por meio de cursos ou exames, em caso de aproveitamento de estudos.
Para preenchimento digital do formulário (PDF editável), o candidato deverá baixar o arquivo, abri-lo em qualquer leitor de PDF, inserir os dados nos campos indicados e salvar o arquivo.
O candidato também poderá imprimir o formulário, realizar seu preenchimento manualmente e digitalizá-lo.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação
Atenção, pais e/ou responsáveis que desejam matricular seus filhos em escolas da rede pública de ensino de Minas Gerais em 2022! Entre os dias 17 de novembro a 10 de dezembro estará aberto o período de inscrição no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM). Clique em "Leia Mais" para mais informações.
Servidores do quadro de magistério da Secretaria de Estado de Estado de Minas Gerais (SEE/MG) interessados em participar do processo de movimentação de pessoal nas modalidades de remoção regional e remoção estadual têm até o dia 30 de outubro para fazer a inscrição no site www.movimentacao.educacao.mg.gov.br.
Podem se inscrever: Analista Educacional/Inspetor Escolar (ANE/IE) – Remoção por Permuta e Remoção Estadual; Especialista em Educação Básica (EEB) – Remoção por Permuta, Remoção Regional e Remoção Estadual; e Professor de Educação Básica (PEB) – Remoção por Permuta, Remoção Regional e Remoção Estadual.
A divulgação da listagem de classificação será no dia 29 de novembro. A escolha de vagas para remoção regional será de 6 a 8 de dezembro. Já a escolha de vagas para remoção estadual será de 16 a 18 de dezembro. Clique AQUI para acessar o cronograma completo de movimentação de pessoal divulgado pela SEE/MG.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação