O resultado do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2020 foi divulgado pelo Inep. Os candidatos que escolheram retirar os certificados pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) podem procurar as unidades certificadoras. O atendimento presencial está condicionado ao funcionamento da escola. Também é possível fazer a solicitação via e-mail.

Para solicitar a certificação ou a declaração de proficiência é necessário que o candidato apresente original e cópia da Carteira de Identidade, CPF e conta de energia. Também é exigido que o interessado apresente os resultados das provas, que devem ser impressos na Página do Participante do Encceja.

Em Unaí, a escola certificadora será o CESEC Júlio Martins, localizado na Rua Calixto Martins de Melo, nº 37.  Clique aqui e acesse a listagem de todas as escolas que emitem o certificado.

Para a solicitação on-line é necessário o preenchimento de formulário de solicitação do certificado, disponível neste link.

Documentos necessários

Tanto para a solicitação presencial como para a on-line, o participante deverá apresentar os seguintes documentos (originais e correspondentes cópias. Se for via formulário, as cópias devem ser digitalizadas) para solicitar o certificado de conclusão ou a declaração de aprovação em área(s) de conhecimento:  CPF; Carteira de identidade; Comprovante de endereço (Conta de energia elétrica ou conta de operadora de abastecimento de água/esgoto); Relatório impresso, retirado no site do Inep com as notas obtidas; Certificado de conclusão de componente(s) curricular(es) ou área(s) de conhecimento, concluído(s) por meio de cursos ou exames, em caso de aproveitamento de estudos.

Para preenchimento digital do formulário (PDF editável), o candidato deverá baixar o arquivo, abri-lo em qualquer leitor de PDF, inserir os dados nos campos indicados e salvar o arquivo.

O candidato também poderá imprimir o formulário, realizar seu preenchimento manualmente e digitalizá-lo.

Fonte: Secretaria de Estado de Educação

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500