Desde 18 de maio as escolas estão implementando o Regime Especial de Atividades não Presenciais

 
Desde o dia 18 de maio de 2020 os alunos da rede pública de Minas Gerais estão aprendendo através do REANP  - Regime Especial de Atividades não Presenciais. As atividades de ensino remoto são uma forma de minimizar as perdas pedagógicas do período de suspensão das atividades devido ao COVID-19. Mais de três milhões de alunos fazem parte da rede pública de Minas Gerais e a maioria deles conseguirá ser atendida através dos Planos de Ensino Tutorados (PETS) disponíveis em https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/, pelo programa Se Liga na Educação transmitido pela Rede Minas e pelo aplicativo Conexão Escola disponível para download no Google Play Store. Mas nem todos os alunos da rede estadual contam com computadores e acesso a internet e é aí que entram os PETs impressos.
 
 
Equipe do socioeducativo e direção da E. E. Vigário Torres com os PETS impressos
 
 
Para definir quem receberia os PETs impressos, a SRE contou com a colaboração da equipe gestora das escolas. Para isso, eles voltaram ao trabalho ainda no mês de abril e em regime de teletrabalho. Inicialmente fizeram um levantamento de todos os alunos que receberiam os materiais impressos e também a forma de distribuição respeitando as orientações da Secretaria de Estado de Saúde (SES).
 
Em escolas como por exemplo a E. E. Chico Mendes, localizada em Arinos e escola de educação do campo, todos os alunos precisaram receber o material impresso.  Para a distribuição dos PETs a escola contou com a colaboração da associação APAFRAN. Assim, a escola imprimiu 100 PETs  que foram distribuídos pela associação no mesmo dia. 
 
 
Associação da comunidade escolar da E. E. Chico Mendes entregaram PETs impressos para todos os alunos da escola 
 
 
Na E. E. Núcleo Colonial Vale do Urucuia, no município de Riachinho, os PETs chegaram até mesmo a serem entregues à cavalo pelo servidor Charles Ferreira Peixoto. A escola está localizada na zona rural do município e há  alunos que residem em localidades de difícil acesso. 
 
Servidor da E. E. Núcleo Colonial durante a entrega dos PETs impressos
 
 
Na E. E. Deputado Eduardo Lucas, no município de Cabeceira Grande, a entrega dos PETs ocorreu em parceria com a prefeitura Municipal que cedeu o carro e disponibilizou o motorista para a entrega do material aos alunos que vivem na zona rural do município.  A E. E. Garibaldina Fernandes, do município de Arinos, também realizou a entrega dos PETs em parceria com a rede municipal de ensino. 
 
E. E. Deputado Eduardo Lucas foi uma das escolas que organizaram parceria com a rede municipal para a entrega dos PETs
 
 
Para Marilene de Sousa Resende Cruz,  diretora da E. E. Anália Carneiro dos Santos localizada no município de Buritis, a entrega dos PETs nas residências dos alunos permitiu conhecer melhor a realidade dos alunos da escola: alguns não tem nem mesmo energia ou água encanada em casa, mesmo com a casa localizada dentro da zona urbana do município. 
 
 
Equipe gestora da E. E. Anália Carneiro dos Santos na entrega dos PETs na zona rural do município de Buritis 
 
 
 
A diretora da E. E. São Domingos, Cláudia Valéria de Sousa, também foi pessoalmente entregar os PETs impressos nas casas dos alunos e assim conhecer os caminhos que os alunos percorrem diariamente para irem à escola, localizada no distrito de  Passa Três, município de Buritis.
 
Diretora da E. E. São Domingos na entrega dos PETs impressos
 
 
A  E. E. Domingos Pinto,  localizada no município de Unaí, organizou a entrega dos PETs na própria escola, mediante agendamento com cada um dos pais. Nas E. E. Cândido Ulhoa, localizada no município de Bonfinópolis,  E. E. Manoela Faria Soares e E. E. Dom Eliseu, ambas no município de Unaí, a organização foi parecida com alguns sendo entregues na escola mediante agendamento e outros nas casas dos alunos.
 
Pais e responsáveis de alunos da E. E. Domingos Pinto puderam buscar os PETs na escola mediante agendamento e uso de máscaras 
 
 
No CESEC Afonso Arinos, localizado no município de Arinos, antes da entrega dos PETs o material foi adaptado de  acordo com o material didático utilizado pela escola. Os CESECs são Centros Estaduais de Educação Continuada que atendem exclusivamente a Educação de Jovens e Adultos. O CESEC Afonso Arinos também organizou a entrega de uma mesa adaptada para o aluno Júlio César que é aluno da educação especial e escreve com os pés. 
 
Entrega do PET impresso e da mesa adaptada para aluno do CESEC Afonso Arinos 
 
 
A SRE também colaborou com algumas escolas na entrega dos PETs.  A entrega para os alunos da E. E. Carmosina Durães Martins residentes nas regiões ao entorno do distrito onde a escola se localiza, foram realizadas em carro oficial dirigido pelo senhor Geraldo Aparecido dos Santos, motorista da SRE. A entrega foi feita nos PA Caiçara, PA Mimoso e Ribeirão de Areia enquanto outra equipe da escola realizava a entrega para alunos do distrito que não tem acesso à internet. Além do senhor Geraldo, outros servidores da SRE estiveram envolvidos na entrega dos PETs. O supervisor da Divisão de Atendimento Escolar (DIVAE), Adriano Barbosa, realizou a entrega dos PETs da E. E. Juvêncio Martins Ferreira, que além do Ensino Médio também oferta cursos de Educação Profissional. 
 
Senhor Geraldo, servidor da SRE, juntamente com a diretora da E. E. Carmosina Durães na entrega de PETs na zona rural de Arinos
 
 
Além da cessão de servidores e carros oficiais para a entrega dos PETS, a sede da SRE Unaí foi local para a impressão e organização dos PETs da E. E. Múcio de Castro Alves, escola do sistema prisional do município. 
 
 
PETs da E. E. Múcio de Castro Alves sendo organizados e higienizados na sede da SRE Unaí 
 
 
  
Segundo a Secretaria de Estado de Educação, o PET é a principal ferramenta para as atividades remotas dos alunos da rede pública estadual neste momento em que as aulas presenciais estão suspensas e é por meio dele que será feita a avaliação diagnóstica no retorno das atividades presenciais na rede estadual de ensino. Por isso é extremamente importante que ele chegue a todos os alunos. Muitas foram as ações para que os PETs fossem entregues o mais rápido possível aos alunos e as fotos das entregas podem ser vistas no facebook da SRE: LINK
 
Essa reportagem é uma homenagem a todos os diretores, especialistas, professores, ASBs, ATBs e servidores da SRE que nos últimos dias percorreram centenas de quilômetros para garantir que todos os nossos alunos tivessem acesso aos Planos de Ensino Tutorado. 
 
 
Fotos: Escolas Estaduais
Fonte: Ana Cláudia Guimarães Santos, SRE/Unaí

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500