Às vésperas do Dia dos Povos Indígenas , realizou-se a III Roda de Conversa no CESEC Júlio Martins Ferreira sobre  o "Dia dos Povos Indígenas" comemorado dia 19/04, conforme a Lei 14.402/2022 . A mudança  do nome da celebração tem como objetivo  explicitar a diversidade das culturas dos povos originários. A alteração no nome aconteceu por meio de uma lei sancionada em 2022. A criação dessa data se deu por conta de uma orientação de um evento que aconteceu em defesa dos povos indígenas no México, em 1940.
Teve como pauta:
- Hino Nacional Brasileiro cantado em línguas indígenas
- Resgate histórico dos Povos Indígenas
- Reportagem sobre os indígenas Yanomamis
- A situação dos indígenas na atualidade
O acontecimento prezou pela interatividade e criatividade no desenvolvimento de sua pauta.
Contou ainda com um belo mural / cocar para que os participantes tirassem fotos.
O evento contou com a participação de estudantes e servidores num momento de reflexão sobre a luta contra o preconceito contra os indígenas e pela manutenção de seus direitos.

Mediadores : Professores da área de Ciências Humanas
                        Profª Ana Cristina Stringhini Basso