Desde o dia 18 de maio de 2020 Minas Gerais conta com o Regime de Estudo Não Presencial no estado de Minas Gerais
 

 
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) lançou no dia 18 de maio o Regime Especial de Atividades não Presenciais para os alunos das escolas da rede pública estadual. A equipe da SEE com o apoio das redes municipais desenvolveram três ferramentas que auxiliarão a rede pública de ensino do estado de Minas Gerais a minimizar os efeitos da suspensão das aulas presenciais devido ao Coronavírus (COVID-19). 
 
As estratégias garantem que os alunos continuem aprendendo, ao mesmo tempo que tanto os alunos quanto os servidores das escolas estejam em casa. As ferramentas desenvolvidas são:
 
1 - Planos de Ensino Tutorados: O PET consiste em apostilas mensais de orientação de estudo e atividades por ano de escolaridade. Os conteúdos foram baseados no Currículo Referência de Minas Gerais (CRMG) e na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As apostilas podem ser acessadas em: https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/. Os alunos que não possuem internet estão recebendo os PETs impressos, de acordo com o levantamento realizado pela própria escola.
 
2 - Programa "Se Liga na Educação": o programa “Se Liga na Educação” irá transmitir aulas pelo canal Rede Minas, que atende quase 200 municípios do estado. De segunda a sexta-feira, sempre de 7h30 até as 12h30, o canal irá transmitir aulas da seguinte forma:  Na segunda-feira, a temática será linguagens (Português, Inglês, Literatura, Artes e Educação Física). Na terça-feira o assunto será Ciências Humanas (História e Geografia). Matemática será estudada na quarta-feira. Quinta será a vez das Ciências da Natureza (Biologia, Química e Física). E na sexta-feira uma programação específica voltada para os alunos que estão se preparando para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A expectativa da SEE é que a programação chegue a cerca de 1 milhão alunos da rede. O site da emissora também irá transmitir as aulas:  http://redeminas.tv/
 
3 - APP Conexão Escola:  No aplicativo Conexão Escola, alunos e professores terão acesso aos PETs e encontrarão as aulas já exibidas no programa "Se Liga na Educação". A conexão é patrocinada, ou seja, os alunos e professores não irão gastar o plano de dados quando estiverem conectados no aplicativo.  Baixe o app em: https://play.google.com/store/apps/details?id=mobilus.com.br.conexaoescola
 
 
Fonte: Ana Cláudia Guimarães Santos, SRE/Unaí, com informações da Secretaria de Estado de Educação

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500