Neste ano a premiação será dedicada às “Meninas na Ciência”: as jovens e futuras cientistas do Brasil

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) lançou no dia 1º de setembro o edital da segunda edição do Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher”. Neste ano, a premiação será dedicada às “Meninas na Ciência”, categoria que tem por objetivo de valorizar e dar visibilidade às mulheres cientistas brasileiras destacadas e incentivar as meninas a se interessarem pelas carreiras científicas.

O Prêmio tem duas categorias: “Mulheres Cientistas” e “Meninas na Ciência”. “Meninas na Ciência” é a modalidade do prêmio dedicada às jovens e futuras cientistas, sendo concedida à alunas que estejam cursando o Ensino Médio e Graduação. As pesquisas de iniciação científica, desenvolvidas com a participação de um(a) orientador(a), precisam demonstrar criatividade, boa aplicação do método científico e potencial de contribuição com a ciência no futuro. Também serão consideradas estudantes com desempenho destacado em atividades científicas como feiras, olimpíadas científicas e atividades similares. Os prêmios serão outorgados da seguinte maneira: um prêmio para uma estudante no Ensino Médio e outro para uma estudante cursando a Graduação.

Em Minas Gerais as indicações para a categoria “Meninas na Ciência” serão feitas via Secretaria de Educação, assim, solicitamos que alunas interessadas em concorrer ao prêmio procurem a direção escolar, para que seja preenchido o Formulário de indicação. O prazo para preenchimento do formulário de indicação é até o dia 28 de outubro, para que a Secretaria de Educação faça o envio das indicações e documentos para o Conselho da Sociedade Brasileira do Progresso da Ciência (SBPC). Será necessário o envio dos seguintes documentos:

a. Mini biografia atualizada da candidata;

b. Currículo da candidata atualizado na Plataforma Lattes;

c. Carta de recomendação fundamentada em evidências que justifiquem o prêmio (da Direção da Escola ou de um Professor);

d. No caso da categoria “Meninas na Ciência”, encaminhar o projeto/atividade científica realizada, explicando a importância do projeto/atividade, seu desenvolvimento, os objetivos atingidos e sua relevância. A documentação deverá enfatizar o que foi realizado pela própria estudante, identificando as atividades realizadas com ajuda da/do professor/professora orientador/orientadora; e. Ainda nessa categoria, se a indicação for pelo desempenho destacado em atividades científicas – feiras, olimpíadas científicas, divulgação científica, etc. – a documentação deverá comprovar a participação e o desempenho na referida atividade.

O anúncio das premiadas será feito no dia 15 de janeiro de 2021 e a premiação ocorrerá durante o Simpósio Mulheres e Meninas na Ciência, a ser realizado no dia 11 de fevereiro de 2021, data que a UNESCO estabeleceu para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência.

Saiba mais sobre o prêmio no portal da SBPC. O edital completo pode ser encontrado em: EDITAL.

Homenagem às cientistas brasileiras -  o Prêmio “Carolina Bori Ciência & Mulher” foi criado em 2019 e é uma homenagem da SBPC às cientistas brasileiras e às futuras cientistas brasileiras. O prêmio leva o nome da primeira presidente mulher da SBPC, a psicóloga e pesquisadora Carolina Martuscelli Bori.

Fonte: Ana Cláudia Guimarães Santos, com informações da Secretaria de Estado de Educação e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência