Projeto foi denominado "Onde eu me encaixo" e foi desenvolvido com os alunos do 3º do Ensino Médio 

 

 

A escolha de uma profissão é algo que preocupa o jovem, na maioria das vezes a escolha é feita sem muito critério, e consequentemente, pode trazer frustrações no futuro.

Esse projeto teve como objetivo principal, discutir, refletir e orientar os alunos do 3° Ano do Ensino Médio da Escola Estadual Cândido Ulhoa na escolha profissional.

A partir da Constituição Federal de 1988, devemos, entre outras coisas, oportunizar o pelo desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Sendo assim, é muito importante o desenvolvimento de atividades que possam auxiliar nossos jovens em suas escolhas profissionais.

A dificuldade para os jovens em escolher uma profissão se agrava, porque essa escolha está diretamente relacionada às outras questões, como status social, habilidades e competências, sendo também uma decisão que influenciará todo um projeto futuro de vida. Por isso, atividades sobre profissões e projetos de vida em geral, são extremamente relevantes para os alunos, e a escola deve buscar ações que orientem e auxiliem os alunos a se desenvolverem plenamente, o que inclui o prosseguimento dos estudos para que tenham projetos de vida.

A primeira ação desenvolvida foi a participação dos alunos na Mostra de Profissões da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), realizada no dia 25 de Maio de 2019, com o objetivo de proporcionar aos alunos dos 3º Anos do Ensino Médio, uma maior interação com as inúmeras oportunidades existentes em relação ao universo dos cursos superiores, além de ajudá-los nessa etapa de suas vidas, na escolha por qual profissão seguir.

Em um segundo momento foi organizado no espaço escolar no dia 20 de Setembro   (Semana Escola em Movimento) uma Roda de Conversa com o Tema: Profissões e Expectativas para o Futuro, onde contamos com participação de alguns ex-alunos que hoje exercem em nossa cidade diferentes profissões. Nessa roda de conversa os alunos fizeram muitas perguntas aos convidados, o que contribuiu muito para sanar dúvidas e curiosidades sobre diferentes profissões, faculdades, dificuldades enfrentadas, expectativas profissionais, etc.

A Equipe Pedagógica da escola aproveitou o momento para conscientizar os alunos sobre a importância de bons resultados também nas Avaliações Internas e Externas. O projeto foi coordenado pelas professoras Ana Beatriz e Malba.

 

 

 

 

Fonte: E. E. Cândido Ulhoa

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500