Encontro teve por objetivo discutir participação juvenil nas escolas estaduais 

                                                        

 

 

 

No dia 09 de julho de 2019 foi realizado no auditório da SRE Unaí o I Encontro de Representantes de Turma. Na oportunidade estiveram presentes cerca de 26 representantes de turma das escolas estaduais da cidade, com idade entre 13 e 19 anos, alunos do 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio.  Todas as escolas com Ensino Fundamental - Anos Finais e Ensino Médio da cidade enviaram seus representantes.

Na parte da manhã ocorreu uma roda de conversa sobre as eleições de representantes e o papel do aluno no Plano de Ação da Escola, no desenvolvimento dos Itinerários Avaliativos e também sobre a participação nos Conselhos de Classe. Foi um momento para sanar as dúvidas dos alunos que em sua maioria são representantes de turma pela primeira vez. Após isso os alunos foram divididos em grupos  e cada grupo desenvolveu um Plano de ação para ser desenvolvido no segundo semestre. 

Na parte da tarde os grupos apresentaram os Planos de ação desenvolvidos. Foram criadas ações em diversos eixos diferentes, nos quais duas necessidades se tornaram bem claras: a de se trabalhar melhor a saúde mental dos alunos e também a necessidade de se trabalhar projetos entre as escolas. O grupo de alunos era muito diferente entre si, o que garantiu ações que atendem à todas as escolas. Também no período da tarde os alunos  tiveram a oportunidade de assistir ao documentário "Eleições" e de realizar um debate sobre a formação do grêmio estudantil. 

Os alunos também puderam colocar em um mural, que ficará exposto na SRE, os sonhos de juventude que possuem. A perspectiva da SRE é que no segundo semestre aconteça outro Encontro, dessa vez com a participação de todos os municípios da jurisdição.

 

 As fotos do evento podem ser vistas aqui: FACEBOOK

 

Fonte: Ana Cláudia G. Santos, coordenadora de juventude da SRE Unaí.

 

 

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500