Podem participar escolas municipais, estaduais, federais e escolas privadas de todo o país.

Clique em "Leia Mais" para mais informações.

Escolas municipais, estaduais, federais e privadas que desejarem participar da 17ª edição da OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas), já podem se inscrever na competição. A inscrição, feita exclusivamente pela unidade de ensino, deve ser realizada até 17 de março.

Realizada pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), a competição científica é destinada a estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio. A inscrição deve ser feita por meio do preenchimento da ficha de inscrição disponível no site da Obmep. No regulamento, os representantes das escolas vão encontrar todas as informações sobre condições, prazos, datas e regras previstas para participação na Olimpíada. Clique aqui para acessar o regulamento.

A Obmep ocorre em duas fases, sendo a primeira composta por uma prova objetiva de 20 questões e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. A 1ª fase da competição será realizada em 7 de junho e os classificados para a próxima etapa realizarão a prova da 2ª fase em 8 de outubro. As provas são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será feita em 2 de agosto e a divulgação dos premiados em 20 de dezembro. Alunos premiados com medalha de ouro, prata ou bronze são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica (PIC Jr.) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico.

Criada pelo IMPA em 2005 e realizada com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), a competição é promovida com recursos do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Na 16ª edição da Obmep, os estudantes da rede estadual de Minas Gerais faturaram: 39 medalhas de ouro, 153 de prata, 412 de bronze e 4.021 menções honrosas. Na SRE Unaí foram conquistadas 01 medalha de prata, 01 medalha de bronze e 08 menções honrosas.