As escolas da rede estadual de ensino de Minas Gerais ganharão um importante reforço no trabalho de desenvolvimento educacional dos estudantes e no processo de mediação e melhoria das relações com a comunidade escolar. Pela primeira vez, a rede de ensino mineira contará com psicólogos e assistentes sociais para atuarem junto às escolas estaduais. A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) deu início ao processo de contratação desses profissionais, com a publicação do edital com as normas para a seleção no Diário Oficial de Minas Gerais desta quinta-feira (20/1). As inscrições poderão ser feitas a partir do dia 28 de janeiro. O cadastro deverá ser realizado, exclusivamente pela internet, através do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no endereço: www.pss.educacao.mg.gov.br.

Ao todo, serão contratados 460 profissionais que irão atuar em núcleos espalhados por todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs). Nos núcleos de atuação dos profissionais de psicologia e de serviço social serão desenvolvidas ações que auxiliem as unidades de ensino no processo de ensino-aprendizagem, com o objetivo de prevenir e minimizar os problemas educacionais, além de orientar a equipe gestora na mediação de conflitos.

O Processo Seletivo Simplificado será composto por duas etapas de caráter classificatório e eliminatório. A primeira etapa contará com duas fases: análise do requisito de contratação e análise das informações curriculares. Já a segunda etapa será de entrevista técnico/comportamental. Todas as etapas serão conduzidas por uma comissão composta por servidores da SEE/MG. A contratação decorrente do PSS terá duração de até 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Acesse o edital e saiba mais sobre os núcleos em: https://www2.educacao.mg.gov.br/