Em razão dos transtornos provocados pelas fortes chuvas em várias regiões de Minas Gerais nas últimas semanas, deixando vários municípios em situação de emergência, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) irá prorrogar o período de matrículas dos estudantes que se cadastraram para uma vaga na rede pública de ensino em 2022. O período que se encerraria no dia 14 de janeiro foi prorrogado até 21 de janeiro. Ou seja, pais e/ou responsáveis ou jovens maiores de 18 anos ganharam mais uma semana para comparecer à escola para a qual o estudante foi encaminhado e efetivar a matrícula.
Os inscritos no Sistema Único de Cadastro e Encaminhamento para Matrícula (SUCEM) podem consultar a escola para qual o estudante foi encaminhado acessando o site cadastroescolar.educacao.mg.gov.br. Para a efetivação da matrícula é necessário apresentar a seguinte documentação: Documento de Identidade ou, Certidão de Nascimento/Casamento do aluno; CPF do aluno; Comprovante de residência; Histórico Escolar ou Declaração de Transferência; Histórico Escolar ou Declaração de Conclusão do Ensino Médio (para o candidato/aluno que for ingressar no curso técnico na forma subsequente); Histórico Escolar ou Declaração de Escolaridade, comprovando matrícula no Ensino Médio (para o aluno que for ingressar no curso técnico na forma concomitante). Para o aluno menor de idade é necessária, ainda, a apresentação de documento de identidade e do CPF de um dos pais/responsáveis. Deve-se apresentar originais e cópias de todos os documentos.
Com a prorrogação do período de matrícula, o prazo para inscrição nas vagas remanescentes também será alterado. O candidato que não fez o cadastro no SUCEM dentro do prazo estabelecido deverá aguardar o período de vagas remanescentes, previsto para acontecer de 01 a 23 de fevereiro.
Fonte: Secretaria de Estado de Educação