Durante o mês de junho as escolas inovaram realizando festas juninas virtuais
As festas juninas são para a escolas um momento de descontração, alegria e também de manutenção da cultura e tradições regionais. Esse ano, com o ensino remoto e distanciamento social, as escolas inovaram ao realizar festas juninas virtuais com os alunos e suas famílias.
Convite do Arraiá da E. E. Domingos Pinto Brochado, de Unaí
Para a Escola Estadual São Domingos, que realizou o arraial virtual pela primeira vez, a festa desperta grande afetividade na comunidade. Para realizar o arraial virtual, o Google Meet foi a ferramenta utilizada para que todos pudessem comemorar a festa junina trajados de acordo. Alunos e professores também providenciaram comidas típicas. Os professores da escola, que é localizada em Passa Três (distrito de Buritis), aproveitaram a oportunidade e explicaram a ligação de São Pedro (padroeiro do distrito) com as festividades juninas. A escola explica que o caráter religioso não foi explorado de forma unilateral, mas como algo cultural e social ligado às tradições juninas, respeitando a diversidade de religiões dos profissionais e estudantes da escola.
E. E. São Domingos realizou o arraial utilizando o Google Meet
Já a escola estadual Tancredo de Almeida Neves, em Unaí, aproveitou as festividades juninas para trabalhar com os alunos dos anos iniciais a história da festa, bem como seu valor dentro do folclore brasileiro e seus aspectos sociais e religiosos. Além disso, a escola viu na festividade a oportunidade de trabalhar com os alunos histórias e músicas, visando desenvolver a criatividade oral, corporal e o raciocínio. Para tal, contaram com uma apresentação do ator César Júnior da Silva.
Alunos da E. E. Tancredo de Almeida Neves também se trajaram a rigor para festa
A escola estadual Núcleo Colonial Vale do Urucuia, em Riachinho, organizou o “Desafio Junino”. Foram três desafios a serem cumpridos: trajes juninos, comidas típicas e brincadeiras juninas, onde o aluno escolhia um desafio a ser cumprido e enviava fotos e/ou vídeos para os professores. Além do desafio, a escola também um correio elegante virtual utilizando a plataforma Padlet. Alunos, familiares e profissionais da escola puderam deixar recadinhos uns para os outros, como na tradicional brincadeira junina. Dentre as mensagens, muitas expressando saudades e desejando forças aos que perderam familiares e amigos em decorrência da COVID.
A E. E. Núcleo Colonial Vale do Urucuia levou o correio elegante para o mundo virtual
As escolas Professor Benevides e o CESEC Afonso Arinos, ambas localizadas em Arinos, também aproveitaram o tema junino no momento da entrega dos kits de alimentação, avaliações trimestrais e atividades complementares. Além de enfeitar a escola com as tradicionais bandeirolas juninas, os profissionais das escolas receberam os pais e alunos trajados com roupas juninas.
E. E. Professor Benevides
CESEC Afonso Arinos
Fonte: Escolas estaduais