Na terça-feira (15/9), os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo Ministério da Educação, apontaram que Minas retomou o crescimento e está de volta ao caminho certo.
E. E. Manoela Faria Soares
A edição de 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) trouxe algumas boas notícias: várias escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e de Ensino Médio tiveram um crescimento no IDEB de 2019, em relação a 2017. Em nossa regional, no Ensino Fundamental (Anos iniciais e anos finais), as escolas: EE Teófilo Martins Ferreira, EE Manoela Faria Soares e EE Dom Bosco, figuram os três melhores desempenhos no IDEB. Já no Ensino Médio, as três escolas que apresentaram melhor desempenho foram: EE Nossa Senhora de Abadia , EE Alvarenga Peixoto e EE Cândido Ulhoa.
A E. E. Teófilo Martins, localizada no município de Unaí e maior nota do IDEB Anos Iniciais e Anos Finais da SRE, credita o sucesso no IDEB à toda a equipe escolar, em especial os professores. "Temos uma baixa rotatividade de professores, já que a maioria são efetivos, o que permite uma melhor continuidade das ações pedagógicas propostas" destaca a direção. Outra fonte de sucesso da escola, são as parcerias realizadas com as famílias, com a comunidade e alguns outros órgãos/instituições. A escola também incentiva a participação dos alunos em diversas modalidades esportivas.
E. E. Teófilo Martins credita o sucesso no IDEB à vários projetos, dentre eles, os que incentivam o esporte
AE. E. Manoela Faria Soares, localizada no município de Unaí, acredita que os resultados positivos são frutos de parceria entre família e instituição, que começam logo no ato da matrícula. A escola entende que estabelecendo um elo de confiança com a família, a prática pedagógica é favorecida no decorrer do ano.
Outra escola que foi destaque no IDEB do Ensino Fundamental foi a E. E. Dom Bosco, localizada no município de Dom Bosco. A escola credita o sucesso no IDEB do Ensino Fundamental às ações desenvolvidas tanto para professores quanto para alunos, especialmente o projeto de leitura onde os alunos escolhiam um livro para ler para os colegas; as reuniões com os professores para estudo dos resultados das avaliações; palestras motivacionais para os professores e também o projeto "Aluno destaque", onde cada bimestre os alunos que obtivessem 80% ou mais em todos os conteúdos foram homenageados em uma cerimônia envolvendo as famílias. A escola ainda destaca que nos últimos anos criou mecanismos para incentivar o protagonismo dos alunos e que as rodas de conversa foram um importante passo para isso.
Evento de premiação dos alunos destaque da E. E. Dom Bosco
Destaques no Ensino Médio
No município de Formoso, a equipe da E. E. Nossa Senhora da Abadia recebeu com alegria a notícia de que haviam sido o maior IDEB do Ensino Médio na regional. A equipe apontou que em 2019 a escola apostou no relacionamento entre professores e alunos como forma de demonstrar aos alunos a importância do aprendizado em diversas áreas da vida. A escola também aplicou mensalmente provas diagnósticas em sintonia com as avaliações externas, observando as dificuldades apresentadas em cada habilidade.
E. E. Nossa Senhora da Abadia
Diversas ações foram adotadas no decorrer do ano, sempre buscando sanar as dificuldades apresentadas pelos estudantes. Dentre os projetos, a escola destaca os projetos de leitura, Jurí simulado, Sarau literário, trabalhos expositivos e produção de curta-metragem. Além disso, a escola organizou várias reuniões entre pais, professores e direção para que todos tivessem conhecimento sobre a real situação da aprendizagem dos alunos.
Já na E. E. Alvarenga Peixoto, localizada no município de Natalândia, o foco foi a formação integral do público jovem. A escola utilizou-se de metas bem definidas e foco nas reais necessidades dos alunos. "Um ponto que colaborou muito com esse trabalho foi o Programa Jovem de Futuro, que auxiliou tanto direção quanto professores a trabalharem as metas", destaca a direção da escola. A escola também destaca a conscientização e participação juvenil dos alunos através de Rodas de conversa e debates, fazendo com que os alunos se tornassem protagonistas no contexto escolar. Para a direção, as aulas contextualizadas com exemplos práticos, tornou o processo de ensino aprendizagem mais atrativo e deu aos alunos a possibilidade de criar conexões entre o que estudam e o que vivenciam no mundo fora da escola.
Protagonismo juvenil foi a chave do sucesso na E. E. Alvarenga Peixoto
Fechando o top 3 de maiores notas do IDEB 2019, encontra-se a E. E. Cândido Ulhoa, do município de Bonfinópolis. A escola, buscado melhorias nos resultados das avaliações internas e externas, pautou-se em um compromisso com as metas pactuadas e buscou alinhar suas ações, com vistas a garantir o direito e assegurar a qualidade e a equidade no processo de aprendizagem dos estudantes. A escola buscou diminuir a evasão e manter o estudante na escola, apresentando bons resultados na aprendizagem. A equipe gestora realizou rodas de conversa com alunos do Ensino Médio, por turma, com os pais/responsáveis por estudante e com educadores. Propiciou-se a análise de resultados, a reflexão e a conscientização da importância da participação e envolvimento de cada um na realização das avaliações. Com isso, os envolvidos compreenderam que cada aluno faz a diferença e que todo servidor da escola é corresponsável para o alcance das metas e resultados.
E. E. Cândido Ulhoa apostou no protagonismo juvenil como forma de melhorar os resultados
A Escola Estadual Cândido Ulhoa, baseada no Programa Jovem de Futuro, no Projeto Político Pedagógico da escola e nos Itinerários Formativos, promoveu o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento, com o objetivo de aprimorar as competências e habilidades dos alunos. Houve motivação por parte de todos e assim, em um envolvimento coletivo, foram realizadas as ações com a participação do Conselho Estudantil e dos demais alunos, pois o próprio conselho buscava motivar e envolver os colegas. Dentro as ações desenvolvidas, destacam-se jogos matemáticos, gincanas, projeto de leitura na biblioteca, rodas de conversa, palestras motivadoras e formativas e a desenvolvimento do Projeto Rádio Escola. A escola entende que o bom desempenho aconteceu graças às ações voltadas ao aprimoramento das competências dos alunos, o que possibilitou o desenvolvimento do protagonismo juvenil, a valorização das habilidades e o respeito às diferenças.
A SRE Unaí parabeniza todas as escolas estaduais pelas notas do IDEB 2019 e agradece a dedicação de toda equipe escolar e famílias no processo de ensino aprendizagem dos alunos da nossa rede.
Fonte: Escolas Estaduais.