IDEB de 2019, da SRE Unaí traz boas notícias, mas nos mantém em alerta, porque precisamos avançar, no quesito aprendizagem.

Na terça-feira (15/9), os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgados pelo Ministério da Educação, apontaram que Minas retomou o crescimento e está de volta no caminho certo. Os dados alcançados na rede pública estadual de ensino foram expressivos e comemorar esses números é muito importante.

No entanto precisamos ter os pés no chão, que o caminhar é longo e requer de todos nós, muito comprometimento. O ensino fundamental, sobretudo nas séries iniciais, segue sendo o grande destaque positivo de evolução na nova edição do IDEB.

O IDEB é um índice que vai de zero a 10. Um dos objetivos gerais do Brasil é atingir patamar de 6 ou superior, similar a países desenvolvidos. O índice é organizado desde 2005 e divulgado pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

O IDEB é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, dos estudantes 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e no 3º ano do Ensino Médio.

A edição de 2019 do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) trouxe algumas boas notícias. É gratificante observar, que várias escolas de Ensino Fundamental (anos iniciais e finais) e no Ensino Médio tiveram um crescimento no IDEB de 2019, em relação a 2017.

No Ensino Fundamental -  anos iniciais, as escolas: EE Teófilo Martins Ferreira (Unaí), EE Manoela Faria Soares (Unaí) e EE Dom Bosco (Dom Bosco), figuram os três melhores desempenhos no IDEB.

Nos anos finais do Ensino Fundamental as mesmas três escolas: EE Téofilo Martins Ferreira (Unaí), EE Manoela Faria Soares (Unaí) e EE Dom Bosco (Dom Bosco), obtiveram as notas mais altas no IDEB – 2019.

Já no Ensino Médio, as três escolas que apresentaram melhor desempenho foram: EE Nossa Senhora de Abadia (Formoso), EE Alvarenga Peixoto (Natalândia) EE Cândido Ulhoa (Bonfinópolis de Minas).

Mesmo com resultados positivos, o índice não esconde as preocupações para a Superintendência Regional de Ensino de Unaí, sobretudo o Ensino Médio. Os crescimentos verificados são motivo de orgulho a SRE Unaí e de gratidão a comunidade escolar, mas por outro lado, não podemos nos descuidar, é preciso garantir que ocorra um crescimento maior em termos de aprendizagem, que possa se materializar nas avaliações internas (aplicadas pela escola) e nas externas (SAEB ofertada pelo Governo Federal/INEP) e Proalfa/Proeb pela SEE-MG/CAED).

Nosso resultado é fruto do trabalho e dedicação de cada profissional da EDUCAÇÃO, em cada uma das escolas da Superintendência Regional de Ensino Unaí.

Obrigad@!

#SOMOSIDEBMG