A Escola Família Agrícola de Natalândia - EFAN é uma entidade comunitária sem fins lucrativos, voltada aos jovens campesinos, gerida pela Associação Escola Família Agrícola de Natalândia - AEFAN. Atualmente atende 535 alunos de 25 municípios da região e mobiliza uma rede com mais 30 parceiros (entre Associações, Cooperativas, Empresas e Poder Público Municipal, Estadual e Federal) em defesa da Educação do Campo.

A EFAN tem acompanhado atentamente os desdobramentos provocados pela pandemia de COVID-19 no Brasil e no mundo e buscando atender aos alunos, pais e colaboradores de forma distinta e empreendedora, adotou estratégias de ensino não presencial para garantir a continuidade das atividades curriculares, integrando a tecnologia no processo ensino-aprendizagem.

As redes sociais, que antes divulgavam o dia a dia da escola, agora fazem uma campanha sobre a rotina dos alunos e professores durante a quarentena.

Os  professores estão elaborando e ministrando aulas diárias de forma síncrona e assíncrona, preparando atividades diversificadas e avaliações qualitativas, a fim de manter o contato com alunos e dar continuidade ao processo educacional. Os estudantes receberam em casa material impresso e um Aplicativo pelo celular Android, chamado Rede Aluno AZ, permitindo que estudantes assistam as aulas e resolvam os exercícios em casa pelo aplicativo e também nos livros físicos da rede SEB de ensino, disponibilizados para todos os alunos.

As adaptações das aulas remotas variam, gerando em alguns casos maior produtividade e constituindo a melhor opção para a manutenção e continuidade do ambiente escolar, além de ampliar as habilidades e competências dos alunos na área da tecnologia e na cultura digital, aspectos fundamentais na educação da contemporaneidade e contemplados na BNCC. Trata-se de manter o equilíbrio entre aprendizagem síncrona e assíncrona, incluindo uso de videoconferências, aulas gravadas, trabalho colaborativo online e de ferramentas GSuite For Education, que permitem a interação em tempo real.

As ações estão sendo pautadas por três pilares: a continuidade na entrega de ensino de excelência por meio das aulas online;  a preocupação com o bem-estar dos alunos e das famílias (a partir do estabelecimento de uma rotina de atividades de interação entre os pares, rodas de conversa, lives com psicólogo e Direção Pedagógica, direcionadas a toda a comunidade, e o anúncio de medidas financeiras); e o acolhimento e o envolvimento de todos os profissionais da escola em ações operacionais rápidas que possibilitaram a continuidade das atividades curriculares em tempo hábil.

Fonte: Alex Pires Andrade, coordenador pedagógico da EFAN