Na Escola Estadual Garibaldina Fernandes Valadares, em Arinos, o Dia D do Colegiado Escolar foi realizado na segunda-feira 2/9. Foto: Arquivo da escola.

As escolas estaduais da circunscrição da Regional Unaí tiveram até o dia 3 de setembro para realizar o Dia D do Colegiado Escolar. O Dia D teve como objetivo apresentar aos estudantes e seus pais ou responsáveis o papel que o órgão representativo desempenha junto à gestão escolar antes da eleição dos membros que o compõem, marcada para o próximo dia 13 de setembro, conforme Resolução 4195 de 06 de setembro de 2019, anexa.

De acordo com a Resolução SEE 4.188/2019, o Colegiado Escolar é um órgão representativo da comunidade escolar com funções de caráter deliberativo e consultivo, ou seja, as decisões se referem, por exemplo, às normas previstas no regimento escolar, aos processos educativos, às diretrizes pedagógicas, à análise de questões de interesse da escola propostas pelos diversos segmentos da comunidade escolar, entre outros. O Colegiado deve ser composto por profissionais em exercício na escola e pela comunidade atendida pela escola. O órgão é presidido pelo diretor ou pelo coordenador da unidade de ensino.

Os interessados em se tornarem membros do Colegiado Escolar devem se inscrever na respectiva escola entre os dias 4 e 6 de setembro. O processo de escolha, que envolve votação, apuração dos votos e proclamação dos integrantes eleitos, acontece, em toda a rede estadual de ensino, no da 12 deste mesmo mês.

Abaixo, segue cronograma para eleição dos membros dos Colegiados Escolares

Ações para eleição dos membros dos Colegiados Escolares - Resoluções SEE nº 4188/2019  - DIPE SRE UNAÍ

AÇÕES

PERÍODO DE REALIZAÇÃO

Realização do “Dia do Colegiado Escolar”, com a participação da comunidade escolar, para estudo desta Resolução.

até 03/09/2019

Inscrição de candidatos, por segmento. Receber as fichas de inscrição dos candidatos no período de:

04 a 06/09/2019

Podem candidatar-se:

• Profissional em Exercício na Escola

• Comunidade Atendida pela Escola

Divulgação dos candidatos para a comunidade escolar

09 a 11/09/2019

Votação

13/09/2019(sexta-feira)

Local: Escola Estadual

Horário: das 8h às 18h