No período de 09 a 12/04/2019 a Superintendência Regional de Ensino - Unaí, representada pela Nutricionista Danielle, realizou uma capacitação envolvendo as ASB's Cantineiras do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

PÚBLICO ALVO: ASB's (Auxiliar de Serviços Básicos) - Cantineiras.

PAUTA: Repasse de orientações sobre Alimentação Escolar de acordo com a Resolução N.º 26/2013 do FNDE e a RDC n.º 26/2018 (Resolução da Anvisa) - Cardápio da Merenda Escolar.

SERVIDORA RESPONSÁVEL:

• Danielle Faria Silva - Nutricionista - Responsável pela Regional de Unaí.

Estiveram presentes 151 ASB's da cidade de Unaí e na oportunidade compareceram 5 (cinco) Diretores de Escolas Estaduais, os quais também participaram desta capacitação.

Temas Abordados pela nutricionista na Capacitação:

• Entendendo o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar);
  • Utilização da Cartilha de Cardápios da Alimentação Escola da SEE/MG;
  • Matriz de planejamento de cardápios;
  • Higiene e comportamento pessoal;
  • Uso de EPI’s (Equipamentos de Proteção Individual) pelos manipuladores de alimentos;
  • Prevenção de acidentes;
  • Importância do controle de estoque;
  • Recebimento de gêneros alimentícios;
  • Produção, armazenamento e distribuição de alimentos;
  • Como evitar a contaminação alimentar.

A capacitação foi realizada em pequenos grupos, pois com um número reduzido de pessoas é possível conhecer melhor a realidade de cada Escola e sanar as dúvidas com mais atenção e eficácia.

A Nutricionista Danielle informou ainda que em breve ocorrerá a capacitação das ASB's Cantineiras das cidades que pertencem a Jurisdição da Regional de Unaí. Os encontros serão realizados ainda nesse semestre e será por município para que todos os ASB's possam ser capacitados para a correta execução do PNAE nas Escolas Estaduais.

Fonte: Danielle Faria Silva - Nutricionista responsável pela Regional de Unaí.