No período de 12 a 25/03/2019 a equipe de prestação de contas de Caixa Escolar da Diretoria Administrativa e Financeira (DAFI) da Superintendência Regional de Ensino de Unaí; realizou as capacitações com objetivo de acompanhar e atender em tempo real a Resolução SEE Nº 3670/2017 e demandas da legislação vigente que rege para as Caixas Escolares.

PÚBLICO ALVO: Presidente da Caixa Escolar, Presidente da Comissão de Licitação e Servidor Responsável pelas Prestações de Contas.

PAUTA:  Estudo das Resoluções 3670/2017 e Nota Técnica;  PDDE (Projeto Dinheiro Direto na Escola);  RDA (Recurso Diretamente Arrecadado); Check List e Orientações da Alimentação Escolar - Cardápio da Merenda Escolar.

EQUIPE RESPONSÁVEL:

• Vanice Gonçalves de Souza Vaz - Diretora Administrativa e Financeira;
  • Lussandra Rodrigues F. Horácio - Coordenadora de Prestação de Contas;
  • Adriana Campos da Mota - Analista de Prestação de Contas;
  • Danielle Faria Silva - Nutricionista da Regional de Unaí.

Diante da necessidade de discutir sobre a legislação vigente, adequando a cada realidade; convocaram o Presidente da Caixa Escolar, Presidente da Comissão de Licitação e os responsáveis pelas Prestações de contas das Caixas Escolares para participarem de reuniões, as quais foram realizadas em 08 (oito) polos.

Objetivando uma reunião onde pudessem conhecer melhor a realidade de cada escola e para facilitar o entendimento, foram realizadas por Polo, pois com um grupo menor de pessoas a participação e o esclarecimento das dúvidas seriam eficazes e coerentes. Dessa maneira, todos puderam expor suas dificuldades e com a equipe ali presente, sanar as dúvidas, buscando sempre atender a legislação com estudo, explanação e troca de experiências.

Ressaltamos ainda que a equipe de análise das prestações de contas criou ferramentas com o objetivo de facilitar a utilização correta da legislação vigente na montagem das prestações de contas em tempo real através de Check list; onde nele constam todos os arquivos a serem utilizados nos processos de licitação, chamada pública e dispensa emergencial. Ressaltamos ainda que essa equipe da Regional elaborou e repassou a todas as Escolas Estaduais uma planilha para facilitar a apuração dos ganhadores nos processos de licitações por item, onde ao inserir os valores unitários na planilha, já visualizam os itens de menor valor de cada fornecedor.

Houve a exposição de temas e sucessivamente, houve espaço para perguntas e posteriormente o esclarecimento de eventuais dúvidas.

Aproveitando a oportunidade, a Nutricionista da Regional, Danielle Faria Silva orientou os Diretores e todos os presentes quanto a prestação de contas referente a Alimentação Escolar e falou também sobre o cardápio da Merenda Escolar. Durante as reuniões focaram mais nas prestações de contas, pois sobre a Merenda Escolar será realizada a capacitação em outro momento.

A capacitação realizada pela Nutricionista - responsável técnica do PNAE na SRE Unaí  ocorreu como parte de uma capacitação realizada pela equipe da DAFI que visou além de esclarecer sobre a Resolução 3670/2017 orientar também os diretores sobre utilização do PDDE. Todas as capacitações ocorreram sobre acompanhamento e supervisão da Diretora DAFI, senhora Vanice Gonçalves de Sousa Vaz. E na oportunidade falaram também sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Temas Abordados pela nutricionista na Capacitação:

• Utilização da Cartilha de Cardápios da Alimentação Escola da SEE/MG;
  • Matriz de planejamento de cardápios;
  • Realização de Chamada Pública;
  • Importância do controle de estoque para evitar produtos vencidos;
  • Importância do controle de doações de alimentos recebidos;
  • SYMEAE (Sistema de Monitoramento da Alimentação Escolar)
  • Realização de ações  de educação alimentar e nutricional e avaliações antropométricas no ano de 2019;
  • Necessidade de identificação de alunos com Necessidades Nutricionais Específicas;
  • Capacitação de manipuladores de alimentos;
  • Utilização do material de apoio de controle de limpeza, higiene e organização relativos ao PNAE.

Em continuidade às atividades, o material referido na capacitação (planilhas, cartilha, matriz de cardápios, documentos de controle) foi encaminhado via e-mail para todos os diretores efetuarem sua utilização.

Observação: foram capacitados 35 Diretores, bem como os presidentes das comissões de licitação e servidores responsáveis pelas prestações de contas da Caixa Escolar (ATB's).

POLO I - Formoso:

• E.E. Deputado Eduardo Lucas
  • E.E. Juvenal Diogo Pires
  • E.E. Elisa de Oliveira Campos

POLO IV - Bonfinópolis de Minas:

• E.E. Cândido Ulhoa
  • CESEC Esméria Maria do Carmo
  • E.E. Dom Bosco

POLO V - Riachinho:

• E.E. Cel. Manoel José de Almeida
  • E.E. Núcleo Colonial Vale do Urucuia
  • E.E. José de Alencar

POLO VI - Arinos:

• CESEC Afonso Arinos
  • E.E. Chico Mendes
  • E.E. Professor Benevides
  • E.E. Garibaldina F. Valadares
  • E.E. Major Saint'Clair F. Valadares
  • E.E. Carmosina Durães Martins
  • E.E. Darci Ribeiro

Fonte: Vanice Gonçalves de Sousa Vaz e equipe.