O interesse pela ciência e tecnologia começa cedo. Na educação, o primeiro contato ocorre ainda na educação básica por meio das Feiras de Ciência e outros projetos. 

 

Feira de Ciências da E. E. Anália Carneiro dos Santos, 2019

 

 

Incentivar a Pesquisa, Ciência e Tecnologia é uma tarefa difícil mas necessária. Algumas iniciativas são impulsionadas por meio de políticas públicas, mas  grande maioria dos alunos tem contato com Ciência e Tecnologia por meio das Feiras de Ciências (realizadas no  segundo semestre e com data prevista em calendário escolar) ou por projetos de iniciativa dos próprios professores e estudantes. As feiras tem por objetivo divulgar para a comunidade as ações de pesquisa que os alunos realizam e são um momento planejado durante todo o ano  que mobiliza crianças, jovens e adultos em torno de atividades que envolvem Pesquisa, Ciência e Tecnologia. 

 

Feira de Ciências  da E. E. Carmosina Durães, 2019

 

 

As Feiras de Ciência das escolas públicas ocorrem normalmente na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, momento em que Instituições de todo o país são convidadas a discutirem e realizarem atividades sobre um determinado tema que tenha suma importância para o desenvolvimento do país. O tema deste ano já foi lançado:  “Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira” será o tema da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que acontecerá entre os dias 20 e 25 de outubro de 2020 em todo Brasil.

Feira de Ciências da E. E. José Gomes Pimentel, 2019

 

 

No dia da Feira, o estudante é o protagonista: eles organizam os stands e apresentam os projetos para o público. É priorizado que a Feira ocorra no sábado, para que a comunidade possa participar. 

Feira de Ciências da Escola CESEC Afonso Arinos, 2019

 

 Para além das Feiras de Ciência, algumas ações envolvendo Pesquisa, Ciência e Tecnologia se destacaram nos últimos anos na Regional:

 

1 - E. E. Juvêncio Martins: Ensino técnico aliado à pesquisa

Alunas da E. E. Juvêncio Martins Ferreira apresentando trabalho na CONIP 2019

 Os alunos que chegam à E. E. Juvêncio Martins Ferreira recebem para além do Ensino Médio Regular, um curso técnico que valoriza ações de pesquisa acadêmica. No primeiro semestre de 2019 os alunos apresentaram artigos no Congresso de Inovação e Pesquisa, evento que é uma realização conjunta da Faculdade de Ciência e Tecnologia de Unaí (FACTU), Faculdade CNEC, Faculdade de Ciências e Saúde (FACISA), Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES), Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Os alunos puderam apresentar as pesquisas que desenvolveram nas disciplinas dos cursos técnicos ofertados pela escola. 

No início do segundo semestre, os alunos da 1ª turma de Técnico em Agronegócio da Escola Estadual Juvêncio Martins Ferreira juntamente com a Professora e Engenheira Agrônoma Cristianne Burgo Moraes elaboraram e aplicaram 30 (trinta) questionários na feira do “Convento” com o objetivo de identificar e caracterizar os feirantes que se enquadram dentro da Agricultura familiar. A partir desse questionário os alunos escreveram um artigo que foi selecionado para a FECITEC  - Feira de Ciências, Tecnologia, Educação e Cultura da UFV.  Os alunos, após a seleção para apresentação na cidade de Florestal, venderam rifas para que dois colegas pudessem ir ao evento. Todo esse trabalho rendeu frutos e o artigo ganhou o terceiro lugar  do Eixo Multidisciplinar. 

 Alunos da E. E. Juvêncio Martins Ferreira apresentando trabalho na  6ª FECITEC da UFV 

 

2 - Feira do PRONATEC 

Nos anos de 2015 e 2016 as E. E. Delvito Alves da Silva e E. E. Virgílio de Melo Franco, realizaram a FTP – Feira Tecnológica do PRONATEC. A organização da feira identificava as necessidades dos alunos e professores que deveriam ser tratados como temas e procuravam palestrantes para ministrar cursos e oficinas durante uma semana. Normalmente a feira focava a carreira profissional na área de informática, a área de games, desenvolvimento de sistemas e mercado atual da informática. Todos os palestrantes convidados aceitavam participar gratuitamente na feira. Os alunos, além de participar ativamente nas rodas de conversa, expunham trabalhos e máquinas antigas durante o evento. A Feira ainda era aberta à comunidade. 

 

A FTP foi realizada nos anos de 2015 e 2016 

 

3 - Territórios de Iniciação Científica 

 

Em 2017 a Secretaria de Estado de Educação lançou dois editais de seleção de projetos para os Territórios de Iniciação Científica do Ensino Médio. Os editais foram nas linhas de pesquisa Ubuntu/Nupeaas e Territórios de Iniciação científica/TICs. O principal objetivo do Projeto Iniciação Científica no Ensino Médio era incentivar, apoiar, valorizar e dar visibilidade à produção e compartilhamento de conhecimentos e saberes, a partir do ensino e aplicação de metodologias de pesquisa científica no Ensino Médio, oportunizando aos estudantes e professores a identificação de problema, da escola ou da comunidade e construir coletivamente soluções para resolvê-los ou minimizá-los. A SRE Unaí foi a Superintendência com o maior número de projetos selecionados no Eixo TICs, sendo os projetos das E. E. Cândido Ulhoa, E. E. Chico Mendes e E. E. Vigário Torres os escolhidos. Ainda foi aprovado um projeto no Eixo NUPEAAs, da E. E. José de Alencar. Enquanto os alunos da E. E. José de Alencar pesquisaram sobre a origem da cidade de Riachinho e sua ligação com a diáspora africana, os alunos da E. E. Vigário Torres pesquisaram sobre o Córrego Canabrava e as possibilidades de revitalização, os alunos da E. E. Cândido Ulhoa pesquisaram sobre a era digital e sua influência na vida dos alunos e os alunos da E. E. Chico Mendes pesquisaram sobre a história da criação da escola. Os alunos foram orientados por professores da própria escola e estes por professores orientadores de universidades federais. Em novembro de 2017 os professores das escolas escolhidas nos territórios de iniciação científica passaram um semana em Belo Horizonte sendo capacitados para o desenvolvimento do projeto, que ocorreu de fevereiro à dezembro de 2018.

 

Os professores do Eixo TICs foram à Belo Horizonte apresentar os resultados da pesquisa. A comunidade da E. E. Chico Mendes se mobilizou para arrecadar dinheiro e levar dois alunos para o evento que aconteceu em 2018

 

 

4 - UFJVM e E. E. Chico Mendes: uma parceria que deu certo 

 A partir dos Territórios de Iniciação Científica (com apoio da FAPEMIG), a professora Janaína Fernandes Gonçalves da UFVJM - Campus Unaí conheceu a E. E. Chico Mendes e se apaixonou. Assim, elaborou outros projetos de Extensão e Cultura (Proexc) na qual desenvolveu pesquisas em Microbiologia e Silvicultura com a escola, que é uma escola de educação do campo. Durante os anos de 2018 e 2019 ela e alunos de iniciação científica da Universidade desenvolveram os seguintes projetos na escola "Microciência e os Cientistas do futuro: Ações de atividades práticas com ou sem laboratório com vistas a enxergar o invisível", "Cultura Viva em placas de Petri: desafios para a arte e a educação" e "Semeando Chico Mendes". 
As ideias surgiram devido ao fato da professora  já ter lecionado no ensino fundamental e médio em escolas públicas e privadas e entender que a Universidade poderia proporcionar às escolas públicas a aplicação de atividades práticas para complementar as aulas teóricas, de modo a motivar os alunos.

 A prof. Janaína conheceu a escola por meio do Território de Iniciação Científica e acabou realizando outros projetos na escola em 2018 e 2019

 

 

 

  

Fonte: Ana Cláudia Guimarães Santos, SRE Unaí

Fotos: Arquivos das Escolas 

 

 

 

 

 

 

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