A idealização para a realização desta atividade surgiu da necessidade de desenvolver junto aos jovens do nono ano Vinícius de Morais ações além dos muros da escola, que propiciassem uma reflexão sobre a importância da vivência do protagonismo juvenil e da participação cidadã, com o intuito de mobilizar e conscientizar  a população em geral no tocante a assuntos de interesse público-social.  Aliados a esses aspectos e em consonância ao componente curricular Língua Portuguesa e às proposições da BNCC, foi proposto o estudo da variedade padrão da língua, escrita e falada, bem como a produção de gêneros da esfera jornalística, dentre eles, a reportagem.

Dentre os temas abordados nas reportagens, salienta-se a importância e a valorização da escola/educação e a perspectiva de realização pessoal e profissional no futuro; o respeito às diferenças; o atendimento público disponível pelo SUS; a prevenção contra a proliferação do Aedes Aegypti e os últimos dados estatísticos, visto que muitos municípios da região já decretaram estado de calamidade pública neste 1º semestre de 2019, devido ao grande número de casos confirmados de dengue; a poluição dos rios que abastecem as cidades da região e a importância da preservação das suas nascentes.

As atividades foram desenvolvidas por meio da exposição de assuntos relacionados aos temas abordados, exibição de vídeos e dados estatísticos da região, pesquisa de campo e em diferentes órgãos da cidade para coleta de informações, confecção de painéis e filipetos e sua distribuição - para conscientização de toda a comunidade no tocante aos assuntos abordados - gravação de telejornal para apresentação nas escolas da cidade, entre outras ações. Foram usados materiais diversos, como câmera de celular, caixas amplificadoras de som, microfones, notebook, aplicativos para edição de som e imagens e Datashow, entre outros.

Por meio das atividades desenvolvidas, percebe-se uma contribuição extremamente significativa para a formação cidadã de todos os envolvidos, pelo fato de se vivenciar com temas que carregam um forte aprendizado no tocante à vivência dos valores humanos, conteúdo este que sobrepõe ao estudo de disciplinas escolares.

Em suma, a realização dessas ações propiciou aprendizado e enriquecimento nos aspectos acadêmico e humano.

Fonte: E. E. Cândido Ulhoa