O Instituto Avaliar, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, está realizando a pré-testagem

de itens/questões de múltipla escolha em 04 (quatro) escolas da rede estadual, da SRE Unaí. A pré-testagem se trata de um dos processos de confecção de novos itens relacionada com a calibragem das questões, o que permite a análise qualitativa das avaliações onde estes itens são utilizados. Não serão gerados resultados às escolas e turmas participantes pois não se trata de uma avaliação que mede a qualidade de ensino, e sim, apenas a qualidade e as características do item utilizado.

Os itens pré-testados são de Língua Portuguesa e Matemática. A testagem será de outubro a novembro de 2022 e em 2023, no formato on-line e presencial nas escolas. A aplicação será realizada nas turmas regulares do 4º do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Os cadernos de testes têm a composição de 22 questões, dimensionadas para serem respondidas em uma hora/aula (50 minutos) e serão compostos por questões selecionadas de forma aleatória. A participação das escolas é obrigatória e a aplicação ocorrerá no turno regular das turmas, podendo acontecer nos três turnos de funcionamento

A equipe do Instituto Avaliar realiza o apoio e o monitoramento da aplicação e entra em contato com as escolas e SRE fornecendo um feedback do andamento, esclarecendo dúvidas e solicitando, se necessário, maior atenção para alguma disciplina ou quantitativo de respostas.

No dia 20/10/2022, a Equipe de Avaliação da DIRE/SRE Unaí realizou reunião on-line com os diretores e especialistas da EE E. E. Garibaldina Fernandes Valadares – Arinos, E. E. Vigário Torres – Unaí, E. E. José Gomes Pimentel – Buritis e E. E. Manoela Faria Soares - Unaí para reforçar as orientações do Memorando. SEE/DAVE. Nº 72/2022, que dispõe informações sobre a pré-testagem de itens novos SEE/MG.

Equipe do SIMAVE – DIVEP/DIRE/SRE Unaí

Imagem: Arquivo da EE Vigário Torres – Unaí – MG

 

 

Superintendência Regional de Ensino de Unaí - MG

Rua Nossa Senhora do Carmo, 362

Bairro Centro

CEP: 38.610-034 - Unaí - MG

Telefone: (38) 3677-9500