Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública (SIMAVE) abrangerá estudantes do 2º, 5º e 9ªº ano do Ensino Fundamental e 3ª ano do Ensino Médio.

Os estudantes das redes estadual e municipal, dos 10 (dez) municípios jurisdicionados à Superintendência Regional de Ensino de Unaí participam das avaliações do Proalfa e Proeb que fazem parte do Sistema Mineiro de Avaliação e Equidade da Educação Pública. Os testes serão aplicados aos estudantes e profissionais responderão questionários de 07 a 11 de novembro.

Os profissionais das escolas estaduais e SEMED envolvidos com as avaliações participarão de uma capacitação sobre a organização e operacionalização dos testes, no dia 20 de outubro de 2022. Os profissionais receberão manuais contendo os procedimentos das avaliações.

Anualmente, o SIMAVE avalia o nível de apropriação de conhecimentos e habilidades alcançado pelos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática.

Os resultados obtidos no SIMAVE auxiliam os gestores na implementação, (re)formulação e monitoramento de políticas educacionais, contribuindo ativamente para a melhoria da qualidade da educação na regional e na promoção da equidade.

Entretanto, para que o SIMAVE possa contribuir, de fato, para a melhoria da qualidade da educação ofertada, é indispensável que gestores, professores e equipes pedagógicas compreendam e utilizem as informações publicadas a partir dos diferentes indicadores que compõem os resultados da avaliação.

A aplicação será coordenada pela equipe da Divisão de Equipe Pedagógica- DIVEP da SRE Unaí e das redes municipais, com a participação dos diretores de escolas, responsáveis pelo acompanhamento, controle de qualidade e segurança do processo avaliativo; dos professores responsáveis pela aplicação dos testes e monitoramento da Comissão de Acompanhamento, formada por membros do colegiado escolar ou da comunidade escolar.

Por: Equipe SIMAVE - SRE Unaí, 17 de outubro de 2022